Lula parece não acreditar no curso que a fortuna lhe tem proporcionado. Entre tantas coisas boas que o Brasil vem sofrendo, agora, com a descoberta de novas jazidas, fomos elevados à posição de terceiro produtor mundial de petróleo. A mídia deu até um tempo pra ele... Afinal, com uma popularidade tão em alta não seria muito sábio espezinhá-lo em público. Ao passo que nosso presidente se vangloria de ser incomparavelmente o melhor dos que pelo Planalto passaram. Pelo menos assim ele pensa sobre si mesmo.
(...)
A equipe da Fazenda e a do BC não se entendem. Parecem vir de planetas distintos. Uma quer cortar o juros e a outra - pasmem! - aumentá-lo ainda mais. A bruxa da inflação está solta, argumentam... É preciso garantir que não volte! Mesmo que seja apenas sua sombra ou uma ilusão psicodélica. Os gringos não entendem o porquê de tamanha cautela, mas pouco importa. Com juros mais altos eles lucram ainda mais e, ao final e ao cabo, é isso que importa.
Ao que me parece a equipe econômica do governo sofre uma crise de identidade. Concebida para lidar com um ambiente interno caótico e externo difícil, não estava preparada para uma mudança tão rápida e brusca de ares. Especialmente uma que beneficiasse o país.
(...) Enquanto isso, na sala de Justiça...
Independentemente disso, é preciso que os dividendos sejam socializados para além das Bolsas 'dadas' pelo governo.
Ai de nós não fosse a benevolência da fortuna... Deus parece mesmo ser brasileiro.