quarta-feira, 13 de junho de 2007

Condenados à esperança?

É com grande pesar que venho a vocês reportar a última de nossa mídia conservadora (e golpista).

As Organizações Globo entraram com pelo menos dois projetos de lei na Câmara dos Deputados cujo conteúdo versa sobre a possibilidade futura de não podermos mais dispor de quaisquer outras fontes de informação que não sejam nacionais.

Se forem aprovados, para o enfraquecimento de nossa já debilitada cidadania, o acesso à informação (condição básica de nossa liberdade de opinião e manifestação) estará ainda mais ameaçado. Na prática quer dizer que sites como o da BBC Brasil (cuja matriz goza de nada menos do que um elevadíssimo status internacionalmente reconhecido por seu padrão e qualidade jornalísticos) deixarão de existir em português para o Brasil, por fazer parte do que alcunharam de "empresas de capital internacional", que figuram como alvo da eventual futura lei.

Por obra do acaso(?) neste mês saíram algumas matérias que apontam para a supremacia da internet sobre a televisão (do modo como a conhecemos hoje) num futuro bem próximo. Sabe-se que a internet em breve vai sobrepujar a audiência das telenovelas e telejornais pela tendência mais interativa e democrática. Querem [a Globo] que os donos do poder continuem a mandar nesse pedaço de latifúndio comumente chamado de Brasil.

Sim. E se conseguirem vão dar margem para que uma máxima atribuída a um certo líder cubano - cujo nome não ouso pronunciar por receio da censura - se torne cada vez mais patente. Ei-la:

"Liberdade de imprensa é um eufemismo burguês!"

Se me permitem um desabafo, estou cansado de ter de carregar esse duro fardo.

Nenhum comentário: